Entrevista: Info Corporate

O Coração da Amesp, operadora de planos de saúde paulista com 480 mil clientes, é um aplicativo batizado de Sistema de Centro Médico (SCM).
Desenvolvido em casa, assim como todas as outras ferramentas de TI que interligam cinco hospitais próprios, 27 centros médicos e uma rede de 2 mil credenciados, o aplicativo nasceu como uma ficha eletrônica dos pacientes, cinco anos atrás, e hoje, permite ações preventivas para melhorar a saúde dos pacientes. O fato de ter sido feito em casa gera a comodidade de receber sempre novas funcionalidades. “O SCM está em constante evolução. Tudo passa por ele”, diz André Monteiro de Mello, CIO da Amesp.

Se o médico digita no SCM o código para o sintoma de dores no peito, o cadastro do associado será automaticamente jogado para o grupo de medicina preventiva, no qual os 20 médicos e enfermeiros poderão encaixa-lo em campanhas de conscientização sobre doenças cardíacas, por exemplo. Essa regra de banco de dados, que usa ferramenta Quest SQL Navigator para Oracle, permite também o caminho inverso, como uma solicitação de equipe médica de levantar dados e estatísticas sobre um determinado grupo de pacientes. “Antes tínhamos os dados. Hoje, temos informações que geram ações e resultados”, afirma Mello.

O atendimento começa na central (CRM), dotada de 120 posições para o agendamento das consultas e cirurgias. Marcada a data e o horário, o cliente, 48 horas antes da consulta, recebe um torpedo no celular, para que possa confirmar ou cancelar o agendamento. Quando chega a uma clínica ou aos hospitais Jaraguá, Iguatemi, Itacolomy I e II r Pronto Socorro Itatiaia, o associado Amesp passa seu cartão magnético em um terminal, o que automaticamente carrega suas informações no sistema. Na sala do médico, no lugar do papel pardo contendo a ficha do paciente, o histórico dele aparece na tela. As novas queixas são inseridas na rede, bem como os medicamentos e exames prescritos pelos médicos da casa ou da rede credenciada. Procedimentos simples são autorizados em segundos, por critérios predefinidos do sistema. Já solicitações de exames sofisticados e cirurgias são encaminhadas para a equipe de auditores, que também checa o andamento dos processos e das faturas emitidas pela rede credenciada. “Sabemos em tempo real se e de que forma um cliente foi atendido, não dali a 30 dias, que é a média no setor”, diz Mello, referindo-se ao método tradicional de autorização de procedimentos médicos, que envolve requisições de papel e telefonemas.

Ao final da consulta, o cliente pode se dirigir a uma das farmácias credenciadas, para adquirir o medicamento prescrito com descontos de até 60%. O programa, denominado Flex, também ligado ao SCM, realimenta a ficha do paciente com a confirmação da compra, permitindo que o médico saiba se o paciente realmente seguiu sua orientação. Outra ponta do atendimento médico da operadora paulista é o Sistema de Informações Gerenciais Amesp, ou Siga, um mapa estratégico dos processos da empresa, realizados o com apoio de TI. Há reuniões periódicas de avaliação do Siga, entre a diretoria e um grupo multidisciplinar, de funcionários. “O grupo dedica-se a discutir e propor melhorias constantes para o atendimento dos clientes”, diz Mello. Até novembro, segundo ele, deve ser implantado um projeto de gestão do laboratório próprio da rede, o Novolab, que colocará no prontuário eletrônico os resultados dos exames, em tempo real. Nos 19 endereços do Novolab são realizados 200 mil exames por mês. Para criar o sistema, a equipe de desenvolvedores em Delphi, com 17 membros, deverá ganhar mais cinco.

Outra novidade para este ano é o uso de biometria, para elevar a segurança das transações realizadas pelos médicos. “A biometria será a assinatura digital do médico”, diz Mello, ressaltando que o reconhecimento da digital dos profissionais substituirá o login por senha ao SCM, como é feito hoje. Mello afirma que os projetos e as despesas do sistema médico chegam a 3 milhões de reais por ano, valor que exclui investimento em equipamentos, links e infra-estrutura.

Luana Pavani
Info Corporate